Importância da Política dos 3 R´s

O aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade, sua produção é inevitável durante as atividades humanas, porém, com a da implantação da política dos 3R’s, é possível facilitar a sua diminuição. Para tanto precisamos:

Reduzir – esse é o ato mais importante. A redução é obtida através da aquisição de produtos mais resistentes que apresentem maior durabilidade, assim como, evitando ao máximo adquirir coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios.

Reutilizar – consiste no ato de, quando possível, utilizar várias vezes um determinado produto, pois jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Devemos priorizar as embalagens retornáveis e não as descartáveis.

Reciclar – essa é a última etapa da política dos 3R’s. A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. Consiste na transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas. O lixo reciclável deve ser encaminhado para cooperativas que trabalham com reciclagem ou para empresas especializadas no setor. A Metalpel, por exemplo, é especializada na reciclagem de aparas de papel e papelão, transforma essas aparas novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. A reciclagem gera renda e emprego para pessoas que trabalham com o processo, tira do Meio Ambiente resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos e contribui com os recursos naturais, pois, a reciclagem evitará que novas matérias-primas sejam extraídas da natureza.

Artigos relacionados